Sistema de Cartões no PES2010

Pessoal, o povo do Winning Eleven Blog fez um texto muito bacana sobre o novo sistema de cartões do PES2010. Eu achei esse sistema muito foda e acho que o jogo ficará muito mais tático do que já é. Vou resumir o que o pessoal falou aqui. Qualquer dúvida ou comentários, não deixem de perguntar.

No futebol, apenas o esquema tático dos times não é suficiente para reproduzir um jogo. Temos que levar em conta as características individuais dos jogadores. Por exemplo, você pode estar jogando num 4-3-3, com um centro-avante enfiado na área. Se esse centro-avante for o Adriano, você sabe que ele vai ficar na área e trombar com os zagueiros. Se for um Luis Fabiano, você espera que ele saia mais da área pra ajudar a construir as jogadas e criar espaços para outros atacantes. Ou seja, a característica individual é importantíssima para o realismo do jogo.

Porém, o treinador poderia pedir pro Luis Fabiano ficar dentro da área ou pedir ao Adriano pra sair da área. Faz parte. E isso, às vezes, resolve uma partida. E são exatamente essas possibilidades que o Sistema de Cartões no PES2010 espera criar. Cada jogador, poderá ter uma série de cartões. Cada cartão definindo um comportamento. Esses cartões poderão ser ligados ou desligados, dependendo da necessidade do time.


Suponha que você tenha um Beckham no time. Quer dizer, um cara que tem muita habilidade pra cruzar bola na área muito bem. Até o PES2009, essa habilidade no cruzamento simplesmente fazia com que o cruzamento dele fosse bom, mas não mudava nada na forma dele jogar. Mas um jogador como o Beckham, é melhor aproveitado se ficar na lateral do campo, recebendo a bola livre para mandar pra área. Nesse caso, existe um cartão “Early Cross” (cruzamento cedo) que, quando habilitado, faz com que o jogador se posicione na lateral e fuja da marcação para receber a bola e cruzar na área. Então, ao habilitar esse cartão para o Beckham, a CPU irá fazer com que ele sempre tente se posicionar para receber a bola na lateral, e quando o fizer, outros jogadores já irão pra área pra cabecear a bola.

Basicamente, cada cartão representa uma forma de um jogador se mover, se posicionar ou se comportar dentro de campo. Diferentemente das habilidades tradicionais, os cartões podem ser habilitados em qualquer jogador. Mas isso não vai aumentar a habilidade de ninguém. Se você habilitar o “Early Cross” pro Gilberto Silva, ele vai se posicioar para cruzar a bola, mas o cruzamento será um lixo porque ele não tem uma boa técnica para realizar esse tipo de jogada. Mas a possibilidade de habilitar o cartão ou não, faz com que a gente se aproxime mais ainda do que é um técnico de futebol. Pois uma coisa é falar ao jogador: “você vai ficar na direita” (PES2009 pra trás). E outra coisa é falar: “você vai ficar na direita, mas quando tivermos a posse de bola, tentará se posicionar sempre para cruzar a bola na área”. Isso é o objetivo do sistema de cartões no PES2010.

Segundo Adam e Suff, os dois caras da WENB que testaram o jogo, os cartões realmente funcionam e têm um efeito visível no comportamento dos jogadores. Não é algo apenas da boca pra fora por parte da Konami.

Mais um exemplo bacana: você está jogando com o Barcelona e o Daniel Alves está na lateral direita. Ele tem um cartão “Overlapping run” (avanço pelas costas) habilitado. Esse cartão faz com que o lateral sempre suba ao ataque para receber a bola na ponta. Porém, imagine que você teve um jogador expulso. O que vai fazer? Vai deixar o Daniel jogando livre e subindo toda hora? Ou então você pode desabilitar o cartão “Overlapping run” e mandar o Daniel ficar mais na defesa. Muito bacana mesmo!


Você então sempre terá a escolha de habilitar ou desabilitar os cartões durante a partida. Como técnico, você que decide como seu jogador se movimenta em campo. É sua opção. Os jogadores serão mais defensivos ou não individualmente se você quiser. Isso aumenta muito a estratégia, dando flexibilidade ao time em muitas situações. Nenhuma partida mais será a mesma, e pessoas diferentes controlando o mesmo time podem ter respostas bem diferentes de cada jogador.

Existirão outros tipos de cartões, como os cartões de habilidades (Goleador, Goleador 1-1, Chute de fora da área) que não devem ser desabilitados pois eles definem habilidades e não comportamentos.

Amanhã eu falo das barras táticas, que tem um efeito parecido, mas sobre o time inteiro. E aí, gostaram? Eu achei fantástico!

17 respostas para Sistema de Cartões no PES2010

  1. Fagner Santos disse:

    Nossa loco heim? Só de ver que o atacante pode ficar só esperando na area ou sair já achei da hora, fora as outras coisas, será revolucionária essa opcao se funcionar msm. Muito interessante…cada vez mais ancioso.

  2. Dinei disse:

    Realmente eu digo: PUTA QUE PARIU!!!! hehehe, se esse sistema de cartões funcionar de verdade o jogo ganhará muito em realidade, vc pode mudar uma partida alterando o cartao de um jogador como o daniel alves por exemplo, boas noticias, aí sim veremos os treinadores que somos… hehehe

  3. Neto disse:

    Se funcionar mesmo será ótimo ,pois atualmente eles não fazem nada do que queremos que eles façam,principalmente os laterais que sempre sobem para o ataque e deixam a zaga desguarnecida, mesmo você pedindo pra eles não apoiarem tanto o ataque ,mas toda hora estão dentro da área como se fossem atacantes e “aquela” avenida pro adversário ,torço para que seja muito bom esse sistema e como o Dinei disse …

  4. pipo(TUGA pes fan ) disse:

    pes 2010 esse ano vai rebentáá galeraaaaa:D:D para ficar 5 estrelas…era ligas licensiadas ( inglesa, francesa, italiana,espanhola,holandesa,portuguesa,alema,russa,brasileira) assim sim rebentava com o FIFA, mas eles nao querem mexer tudo o que podem:S é pena…mas mesmo assim pes ao rubro. ja agora…sabem quando sai o jogo e o respectivo demo do pes?? agradecia resposta;D cumps a todos:)

  5. Rapha disse:

    achei muita loka esta inovação…alguém sabe se ainda tera as estrelinhas!!!

  6. Anderson disse:

    Cara esse PES promete, to loco pra ver essas tatica funcionando. Esses grafico da screenshot em Anfield são muito animal e o pessoal do WENB diz q eles são realmente foda. Ta esquentaaaando….

  7. robinho disse:

    Cara eu ainda nao entendi como vai ser essa do jogador cabecear pra cima e ofim do ‘loading’ mais todas estas taticas e cartoes estao show de bola,parabens pelas informacoes prestadas a galera.

  8. pipo(TUGA pes fan ) disse:

    Quando chegam mais informações do jogo(pes)?

  9. Pehu disse:

    Genial, finalmente vejo um avanço no jogo.

  10. luiz marcelo disse:

    muito bom, mas o q terá de pause durante o jogo, vai ser de irritar .

  11. Tony disse:

    poxa coragi kd a materia das barras esse seu amanhã demora pakas!!!!!!

  12. Edmundo disse:

    O PES VAI REBENTAR ESSE ANO,O PES MESMO COM POUCAS LICENÇAS EM RELAÇÃO AO FIFA, E AINDA CAPAZ DE SER 10000000000000 DE VEZES MELHOR QUE O FIFA ,NÃO IMAGINO SE PES TIVESSE INUMERAS LICENÇAS SERIA UM SIMULADOR MAIS COMPLETO

  13. coragi disse:

    Tá lá o texto sobre o sistema de barras, galera. Foi mal a demora, mas viajei no fim de semana e só entrei na internet hoje de novo. Quarta-feira, vai sair notícias sobre a Master League no PES2010.

  14. pipo(TUGA pes fan ) disse:

    otra coisa este pes as unicas equipas que vêm sao o barcelona e o liverpool certo?? ahahah brincadeirinhaaa xD quando sai o demo?? gostava tambem de ver mais fotos do game;) abraço ppl

  15. Casa disse:

    Esse sistema de cartões eh so no PES 2010 pra PC??
    Respondam!

  16. Coragi disse:

    “Esse sistema de cartões eh so no PES 2010 pra PC??
    Respondam!”

    auahauhauha Puta Que Pariu! RESPONDAM! PORRA!

  17. Casa disse:

    onde esse sistema fica? para acionar ele o q devo fz?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: