Meu Review do Demo do PES2009 para PC

Isso aí, galera! Acabei de jogar cinco partidas do demo do PES2009. Duas contra a CPU e três contra meu irmão. Vamos aos detalhes:

  • Meu PC é um Pentium4 3GHz, 1Gb de RAM e placa de vídeo GeForce6200 de 256Mb.
  • O demo tem 1.1Gb e você pode fazer download nos sites que listei abaixo
  • Para instalar, além do inglês, tem outras línguas, incluindo o português de Portugal

Ao fim da instalação, conectei meu controle de PS2 no PC através de um conversor USB e rodei a parte de configurações. Lá, deixei a parte gráfica toda em “médio” e ajustei os botões do controle. Rodei o jogo. Eu pedi pra instalar em inglês, mas o jogo tava todo em português, não sei o que rolou.

As únicas opções do demo são Exhibtion e Sair. Ao escolher um amistoso, ele te leva para a tela de controles e depois para a escolha dos times e uniformes. Como foi dito, dá para escolher Manchester United, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Itália e França.

No meu primeiro jogo, fiz um Manchester x Liverpool. Ao iniciar, notei uma coisa. Os gráficos, mesmo com as configurações médias, estavam muito limpos e definidos. Muito melhor que o PES2008. Iniciei o jogo e não teve slowndown, meu PC aguentou. Ufa!

Na parte da jogabilidade, o jogo não mudou e mudou. Explico: quem joga PES há anos vai pegar no ato, sem dificuldade. Porém, assim que começar a jogar, vai notar os detalhes que mudaram para melhor.

  • Toda mudança de direção em 90 graus, faz o jogador dar um cortinho. No começo é meio esquisito, mas isso dá uma agilidade imensa.
  • Não existem mais monstros sagrados do “equilíbrio”. Tentei furar a defesa do Liverpool com o C. Ronaldo só no “bug” e não consegui. Como ele é muito forte, até leva vantagem em alguns lances, mas como na vida real, não dá pra levar um time inteiro.
  • Os jogadores estão se movimentando mais, buscando espaços.
  • Os passes estão mais imprecisos. Fui dar um passe de primeira com um zagueiro em cima, a bola ficou lenta e acabei errando o passe. Realmente, o Seabass tinha razão. Está muito mais real.
  • A física da bola está ESPETACULAR! Sabe aquele lance onde o adversário ataca e toca a bola que passa do lado do seu zagueiro e ele, parecendo travado, não faz nada? E a bola as vezes chegava a atravessar a perna dele? Isso acabou. A bola realmente encontra as pernas dos jogadores, muda de direção e perde velocidade. Muito bom mesmo.
  • A bola no ar está meio esquisita. Como se ficasse mais pesada.
  • Muitas animações novas. Fiz um gol com o Robinho (que está no Real ainda) e a comemoração do Nistelrooy logo após o gol foi sensacional.
  • Dá pra driblar. Mas tem que ter o timing certinho pois está muito mais fácil de marcar.

Não lembro de mais detalhes da jogabilidade agora. Outra coisa, na hora de arrumar os controles, tem a opção de Assistido, onde o jogo muda o cursor pra você, Semi-Assistido, que seria o antigo Manual e Não-Assistido. Nesse último caso, nós é que temos que mudar o cursor, sempre. Se você tocar a bola e não mudar o cursor, a CPU vai comandar o resto do time, tocar, lançar e etc. até, ou você receber a bola novamente ou mudar o cursor pro dono da bola. Apertando R2, dá pra pedir a bola. Mas não é algo imediato. Pelo pouco que joguei, não gostei muito. Não acho que vai vingar porque, por exemplo, você tá com o lteral e toca pro ponta. Aí, com o lateral, você tenta passar nas costas do ponta e pedir a bola. Até isso ocorrer, o ponta já driblou um, tocou pra outro e perdeu a bola.

Ainda quero testar muita coisa, como por um 4-3-3 e ver se os laterais tomam as bolas absurdas nas costas, tentar outros bug-gols. Ah! Lembrei, não consegui fazer nenhum bug-gol daquele de correr na ponta, entrar na área e tocar pro meio. E olha que sou mestre em fazer gol assim.🙂

Resumindo, todos aqueles previews que vimos estes últimos meses estavam corretos. Este é o jogo que o PES2008 deveria ter sido. Não é uma revolução, e sim uma evolução. Eu gostei pra caralho! Quem tiver perguntas, é só colocar nos comentários.

Obs.: ao fim do jogo, passa um vídeo mostrando o modo Become a Legend. Beleza. Se você joga de novo, passa o vídeo de novo. E não tem jeito de pular o vídeo. O jeito é pausar no último minuto e sair pra começar uma partida nova.

Atualização 1:

  • replays nao apagam depois que a bola sai. Assim, dá pra ver as jogadas anteriores tranquilo.
  • cruzamentos na area em cobrança de falta funcionam.
  • ao correr, o cara adianta muito a bola. isso evita que o sujeito corra o campo inteiro com a bola.
  • se ao correr segurando R1, muda de direção, a bola é adianta muito também.
  • a CPU tá tomando bola nas costas demais. 1-2 funciona que é uma beleza
  • enfiar a bola com triângulo está muito melhor, muito melhor mesmo

Perguntas e Respostas:

1 – Dá pra comparar com FIFA? – Ainda não, pq meu PC não é TOP. Melhor esperar amanhã e ver os dois demos no PS3.

2 – Fale mais sobre “A bola no ar está meio esquisita. Como se ficasse mais pesada.” – Definitivamente a bola está mais pesada. Já deu pra acostumar.

3 – O gramado e as redes estão bonitos, reais? – O gramado não tem nada de mais. Mas a rede… PQP! Show de bola! Show mesmo!

4 – Condição climática do jogo eh random ou sempre dia e summer? – Não vai nem na tela de mexer nisso. Todos jogos que fiz até agora, se eu me lembro bem, foram a noite e com tempo seco.

8 respostas para Meu Review do Demo do PES2009 para PC

  1. Ryo disse:

    Otimo review Coragi, nao vejo a hora de testar tbm, amanha ja estarei jogando e parabens pelo blog.

  2. psnfanboy disse:

    Quando se alcança o topo, não é necessário uma Revolução mesmo, mas há sempre que evoluir!!
    ^^

  3. André Carlos disse:

    Tem como fazer comparações com o FIFA????

  4. coragi disse:

    Obrigado gente. Olha, não dá pra comparar com o FIFA pq to jogando no PC com configuração média. Melhor esperar amanhã. Mas posso falar que em questão de jogabilidade, o PES continua a frente.

  5. Leo disse:

    Coragi,

    Fale mais sobre “A bola no ar está meio esquisita. Como se ficasse mais pesada.”

    O gramado e as redes estão bonitos, reais?

    Condição climática do jogo eh random ou sempre dia e summer?

  6. Pehu disse:

    PARCIAL! Comentarista Parcial!!!

    Fifa muito melhor que o PES 2009.

    Fato.[/JJ]

    Isso ae Coragi, bom saber que a Konami não nos decepcionou até agora.

  7. bullet disse:

    Coragi seu comentario ta muito parecido com do adans só que vc parece mais euforico hehe, agora tem uma coisa apenas que nao bateu entre seu e o dele, foi que ele disse que levar na ponta e cruzar pra tras continua caixa quando feito, agora a pergunta vc que naoi conseguiu ou realmente sumiu ?

  8. coragi disse:

    Bullet, pode ter sido só impressão. No PES2008, a maioria dos meus gols são assim. Mas hoje, com todo mundo testando, ficará mais fácil de ver.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: